domingo, 3 de janeiro de 2010

1996 - A epidemia de Lança

O Recifolia de 96 entrou pra história com um registro feito por um cinegrafista da Globo do alto do trio do bloco A BARCA. Atrás do carro de apoio, alguns jovens caiam no chão chapados de lança-perfume. Boa parte dessas pessoas eram meninas e muitos foram socorridos pelo carro de apoio do bloco. No dia seguinte, o Jornal Nacional mostrava a seguinte reportagem: "JOVENS SE DROGAM NO CARNAVAL DO RECIFE". O ano de 96 foi o ano em que os blocos alternativos começavam a se expandir e neste ano já eram 4. Nana Banana foi desbancado do posto de melhor bloco do Recifolia pela crítica (já havia ganho em 95) pelo Maluco Beleza com ASA DE ÁGUIA. Este ano também foi marcado com o último ano de Márcia Freire a frente do Cheiro de Amor no Recifolia. Carlinhos Brown estreiou no RECIFOLIA a frente do Mr. Bronw. Pimenta N'Ativa também estreiava e fez o A BARCA tremer. Mas sem dúvidas o fato que mais chamou a atenção foi o do BALANÇA ROLHA ter colocado 6 mil pessoas na avenida, um recorde que até o último RECIFOLIA nunca foi alcançado. O preço do abadá também ajudou (R$ 99,00 na época). CHICLETE conseguiu fazer o que muitos fãs saudosos esperava. No fim do percurso, parou o trio na frente da Meet's, mandou baixar o cordão de isolamento e tocou um pout-pourri de forró das antigas (lembram aquele disco de forró que Chiclete gravou em 87 e que era a trilha sonora das quadrilhas do colégio?). A organização do evento teve que pedir para o trio desligar pois estava atrapalhando os blocos que vinham atrás (no caso, o bloco do TURISTA que trazia Araketu)... a vaia foi estrondosa.






3 comentários:

  1. Massa seu blog, boas lembranças e eterna saudade. Só uma correção a estréia de Carla Visi no Recifolia no bloco Lula lelé foi no ano de 1996 e não em 1997. No ano de 1997 foi o ano que ela veio rouca e foi um abadá diferente pra cada dia. Massa os videos, vc tem os registros do recifolias? Tenho alguns materias e gostaria de ter mais...entra em contato por e-mail cdsbrasilaovivo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nesse ano não foi a despedida de Márcia Freire do Cheiro de Amor, foi a estreia de Márcia Freire em carreira solo puxando o bloco Abutres, primeiro bloco que saí na minha vida, foi bom demais rs.

    ResponderExcluir
  3. Pena do meu filho, não poderá curtir uma micareta na boa como essas...

    ResponderExcluir

Em primeiro lugar, devo escralecer uma coisa... o objetivo deste blog não é fazer uma campanha para que o Recifolia volte, muito pelo contrário. Eu sei que não é o que parece, mas sou contra a volta do Recifolia também, por vários motivos. Antigamente não tínhamos tantas opções culturais como temos hoje, tudo era muito precário em Recife. Boates só tinham 2 praticamente (a PUP's e a Balacuda), casas de show só eram Forró Chiq, Boa Viagem Praia Clube e umas menores (nem se comparam com o Chevrolet Hall em termos de estrutura). Com tudo isso, o RECIFOLIA era o acontecimento do ano. O Axé tava no auge, os blocos vendiam como água, tinha gente que em Fevereiro já tava comprando o KIT (geralmente uma mortalha, mamãe-sacode, um garrafinha, um boné e um short). Todos os amigos de colégio, faculdade, da rua, enfim... todo mundo acabava se encontrando no RECIFOLIA. Mas hoje não há como pensar nesse tipo de estrutura, temos uma cena cultural muito forte, RECIFOLIA foi uma época, mas já passou. Fica na história tudo que aconteceu àqueles que vivenciaram e aos que não viveram tudo aquilo com certeza haverão outros acontecimentos que o suprirão. Aqui vamos relembrar um pouco comigo tudo o que foi o RECIFOLIA.