segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

1997 - Balança Rolha ganha como Melhor Bloco

É, não podemos negar que depois do escândalo com o lança em 96 a fiscalização caiu em cima da galera neste ano. Mas o que se viu foram vários blocos inovando e colocando no calção um "porta-lança" por dentro. Os diretores de bloco negaram imediatamente que se tratava de um suporte para lança-perfume e disseram que era apenas um compartimento para colocar dinheiro ou coisa assim (vale lembrar que este compartimento do short tinha o formato certinho do lança... deve ter sido coinscidencia). Problemas de atraso marcaram esse RECIFOLIA. Lembro-me que saí no Balança Rolha esse ano e na sexta-feira, estava marcado para sair de 1h da manhã e só foi sair as 3h. No sábado, estava marcado para sair de novo de 1h e só saímos às 4h (resultado, chegamos nos camarotes às 8h da manhã do dia seguinte). A Meet's (lanchonete localizada no fim do percurso e ponto de encontro de todos para matar a fome) foi palco de uma briga entre 2 alunos do Colégio Boa Viagem (um deles era um amigo meu... hehehehe) que se esbofetiaram por causa de uma menina. Foi o maior quebra-pau que só foi parar no lado de fora da lanchonete. Alguns blocos já ganhavam apelidos por ter algumas particularidades, eram eles:

NANA BANANA - Só dava casal
BALANÇA ROLHA - O bloco das mulheres (grande maioria era realmente composta de mulher)
MALUCO BELEZA - O bloco dos homens (pense numa macharada que dava agonia)
LOCOMOTIVA - O bloco dos lisos
A BARCA - O bloco dos veados
LEQUE MOLEQUE - O bloco dos guris (pense numa pirralhada)



O RECIFOLIA 97 teve a despedida da vocalista Alobened Airam no comando da BAMDAMEL. A banda que foi a principal atração do BLOCO DO TURISTA tocou mais uma vez no RECIFOLIA seguinte e nunca mais apareceu por essas bandas. Lembro que neste RECIFOLIA, na concentração do bloco, a primeira música tocada foi "Já pintou verão, calor no coração... a festa vai começar". hehehehe



Foi também a estréia de Carla Visi no comando do CHEIRO DE AMOR. Neste ano a banda abandonou o Bloco do Turista e foi tocar junto com PIMENTA N'ATIVA no A BARCA.

Outro blocos também desfilaram com as seguintes atrações:

LOCOMOTIVA - com Jeremias Não Bate Corner (depois passou a se chamar Jammil)
ZERO BRONCA - com Bragadá e Tonho Matéria
GATO MIA - com Timbalada e Gera Samba
VIRA-LATA - com Ricardo Chaves
PINGUIM - com a Turma do Pinguim


2 comentários:

  1. Outra correção, quem saiu no bloco gato mia foi a banda bragadá que era alternativo do balança rolha. Tonho matéria saiu no bloco do Turista juntamente com a Bamdamel, Timbalada saiu no Bloco Bafo o restante ta correto rs.

    ResponderExcluir
  2. Que tempo maravilhoso eu vivi no Recifolia... adorei recorda-lo aqui, o peito chega doeu de saudades. Parabéns, ficou massa!

    ResponderExcluir

Em primeiro lugar, devo escralecer uma coisa... o objetivo deste blog não é fazer uma campanha para que o Recifolia volte, muito pelo contrário. Eu sei que não é o que parece, mas sou contra a volta do Recifolia também, por vários motivos. Antigamente não tínhamos tantas opções culturais como temos hoje, tudo era muito precário em Recife. Boates só tinham 2 praticamente (a PUP's e a Balacuda), casas de show só eram Forró Chiq, Boa Viagem Praia Clube e umas menores (nem se comparam com o Chevrolet Hall em termos de estrutura). Com tudo isso, o RECIFOLIA era o acontecimento do ano. O Axé tava no auge, os blocos vendiam como água, tinha gente que em Fevereiro já tava comprando o KIT (geralmente uma mortalha, mamãe-sacode, um garrafinha, um boné e um short). Todos os amigos de colégio, faculdade, da rua, enfim... todo mundo acabava se encontrando no RECIFOLIA. Mas hoje não há como pensar nesse tipo de estrutura, temos uma cena cultural muito forte, RECIFOLIA foi uma época, mas já passou. Fica na história tudo que aconteceu àqueles que vivenciaram e aos que não viveram tudo aquilo com certeza haverão outros acontecimentos que o suprirão. Aqui vamos relembrar um pouco comigo tudo o que foi o RECIFOLIA.